Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

O termo Nova Ordem Mundial (NOM; em inglês: New World Order, NWO


 O termo Nova Ordem Mundial (NOM; em inglês: New World Order, NWO) refere-se a uma teoria conspiratória de que, supostamente, certas elites políticas e governos planejam a implantação de um governo mundial totalitário. Entretanto, países como Rússia e China têm referido-se a essa nomenclatura reiteradamente, endossando os pressupostos, deixando de ser teoria conspiratória.

O verso do Grande Selo dos Estados Unidos (1776). A frase em latim "Novus Ordo Seclorum", que aparece no verso do Grande Selo desde 1782 e na parte de trás da nota de um dólar estadunidense desde 1935, traduzido para "New Order of the Ages" e alude ao início de uma era em que os Estados Unidos da América são um Estado-nação independente; teóricos afirmam isso é uma alusão à "Nova Ordem Mundial".

ONessa teoria, uma poderosa organização secreta estaria conspirando para governar o mundo por meio de um governo mundial autoritário — que irá substituir os Estados-nação soberanos — e uma propaganda abrangente cuja ideologia saúda o estabelecimento da Nova Ordem Mundial como a culminação do progresso da história. 

Ocorrências significativas na política e finanças são especuladas por serem orquestradas por uma camarilha excessivamente influente que opera através de muitas organizações de fachada. 


Inúmeros eventos históricos e atuais são vistos como passos em um plano contínuo de conseguir dominar o mundo através de reuniões políticas secretas e processos de tomada de decisão. Vários desses eventos supostamente orquestrados pela elite funcionariam como gatilhos para que a própria população mundial implorasse por essa Ordem.

Antes de o início de 1990, a teoria de conspiração da Nova Ordem Mundial esteve limitada a duas contraculturas estadunidenses norte-americanas, principalmente da direita militante antigoverno, e, secundariamente, parte de fundamentalistas cristãos preocupados com o aparecimento do Anticristo do fim dos tempos.

Os céticos, como Michael Barkun e Chip Berlet observaram que teorias da conspiração da direita populista sobre uma "Nova Ordem Mundial" não tinham sido abraçadas apenas por muitos adeptos do conhecimento estigmatizado, mas havia se infiltrado na cultura popular, inaugurando, assim, um período durante o final do século XX e início do século XXI nos Estados Unidos onde as pessoas estavam se preparando ativamente para cenários milenaristas apocalípticos.

Os cientistas políticos estavam preocupados que a histeria em massa deveria ter o que julgaram serem efeitos devastadores na vida política americana, que iriam da alienação política generalizada à escalada do terrorismo de lobo solitário.


Por Leon Lopes,jornalista Natal-RN-Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário