Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Juíz é afastado em Ibaiti a pedido da OAB- PR



 JORNAL JRP INTERNACIONAL 

Ético sério e do povo Brasileiro 

jcidadern@hotmail.com


Juíz é afastado em Ibaiti a pedido da OAB-PR: O magistrado praticava assédio sexual; perseguia o presidente da OAB Ibaiti, Cleber Moura de Almeida, prejudicando seus clientes; e desdenhava abertamente da Ordem.


A seccional agiu de imediato e conseguiu o afastamento do juiz. E a advocacia, unida, mostrou sua força durante o desagravo público no município.


A OAB-PR parabeniza o TJ-PR pelo afastamento do juíz Júlio Cesar Vicentini, de Ibaiti.


Saiba mais sobre o caso no vídeo. Abusos como esse não serão tolerados. Mexeu com um, mexeu com todos os advogados e advogadas!


O comportamento de um juiz em relação à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deve ser pautado pela urbanidade, respeito mútuo e independência funcional, reconhecendo a igualdade de papéis na administração da Justiça, sem subordinação hierárquica. Conflitos podem surgir, mas são gerenciados por meio de canais disciplinares e institucionais. 


Relação Institucional e Deveres

Urbanidade e Respeito: A relação ideal exige civilidade e respeito entre magistrados e advogados, que são parceiros na busca pela Justiça. O Código de Ética da Magistratura e o Estatuto da OAB (Lei nº 8.906/94) estabelecem as diretrizes de conduta para ambas as classes.


Inexistência de Hierarquia: Não há subordinação entre juízes, advogados e promotores. Cada um atua em sua esfera de competência, com prerrogativas garantidas por lei para o bom desempenho de suas funções.


Fiscalização Mútua:

Juiz em relação à OAB (advogado): O juiz, ao identificar indícios de infração disciplinar (como abandono de causa, omissão ou conduta incompatível), deve oficiar a OAB para que esta instaure o procedimento ético-disciplinar cabível, mas não pode punir o advogado diretamente ou destituí-lo sem justificativa legal.


OAB em relação ao Juiz: A OAB tem legitimidade para representar contra magistrados na Corregedoria do Tribunal de Justiça ou no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em casos de abuso de autoridade, desrespeito às prerrogativas da advocacia, comportamento inadequado ou falta de decoro. 


Conflitos e Medidas Disciplinares

Em situações de conflito, o comportamento inadequado do juiz pode levar a:

Representação formal: A OAB pode apresentar uma representação à Corregedoria competente (do Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal, etc.) ou ao CNJ, que são os órgãos com poder disciplinar sobre os magistrados.

Desagravo Público: Em casos de ofensa a advogado no exercício da profissão, a OAB pode promover um desagravo público como forma de reparação e defesa das prerrogativas profissionais.


Processos de Responsabilização: O juiz acusado tem direito à defesa em processos disciplinares. Se comprovada a conduta inadequada, o magistrado pode sofrer sanções que vão desde advertência até a aposentadoria compulsória ou, em casos extremos, a perda do cargo. 


Portanto, o comportamento de um juiz contra a OAB ou seus membros, se for desrespeitoso, autoritário ou abusivo, não é o esperado e pode ser objeto de responsabilização disciplinar por meio dos canais próprios do Judiciário e do CNJ, frequentemente acionados pela própria OAB.


Por Leon Lopes, jornalista Natal-RN-Brasil

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Notícias recentes (novembro de 2025) relatam que um casal de empresários norte-coreanos foi executado publicamente


 Notícias recentes (novembro de 2025) relatam que um casal de empresários norte-coreanos foi executado publicamente por fuzilamento em Pyongyang. 

Por Leon Lopes, jornalista Natal-RN-Brasil 

Centenas de moradores, incluindo crianças e adolescentes, teriam sido forçados a assistir à execução como uma demonstração de força do regime. 
Detalhes do incidente:
  • Acusações: O casal, que tinha uma empresa bem-sucedida de venda e aluguel de peças para bicicletas elétricas, foi acusado de se tornar "arrogante" após acumular riqueza e de se envolver em atividades "anti-estado" e "anti-sociais". Denúncias de vizinhos sobre preços altos e má conduta levaram à prisão deles em agosto.
  • Punição: Eles foram sentenciados à morte em setembro e executados em uma área aberta no distrito de Mirim, em Pyongyang, em meados de outubro. Cerca de 200 pessoas foram obrigadas a comparecer. Vinte associados, familiares e funcionários também receberam punições, como deportação interna ou campos de reeducação.
  • Contexto: Analistas interpretam o caso como um aviso severo do governo de Kim Jong-un contra a iniciativa privada e qualquer riqueza que fuja do controle estatal, em um momento de dificuldades econômicas no país. 
As execuções públicas são uma ferramenta de terror usada pelo regime norte-coreano para instilar medo e desencorajar o que consideram crimes, incluindo a distribuição de mídia estrangeira, que também pode levar à pena de morte. 

Bill Gates, por meio da Fundação Bill & Melinda Gates, tem empresas próprias que lucraram diretamente com as vacinas de COVID-19


 Bill Gates, por meio da Fundação Bill & Melinda Gates, tem empresas próprias que lucraram diretamente com as vacinas de COVID-19


Bill Gates, por meio da Fundação Bill & Melinda Gates,  tem empresas próprias que lucraram diretamente com as vacinas de COVID-19, no sentido de serem empresas de sua propriedade integral. A Fundação atua como uma entidade filantrópica que financiam e fazem parcerias com diversas empresas farmacêuticas e instituições de pesquisa para o desenvolvimento e distribuição de vacinas a nível global, muitas vezes com foco em acessibilidade para países de baixa renda. 
As empresas que desenvolveram as vacinas e obtiveram lucros bilionários (como Pfizer/BioNTech e Moderna) foram parceiras ou receberam financiamento da Fundação em diferentes estágios de pesquisa, desenvolvimento ou produção. 
Algumas das empresas e instituições que tiveram algum tipo de parceria ou financiamento da Fundação incluem:
  • Moderna e BioNTech (parceira da Pfizer): Receberam apoio da Fundação para o desenvolvimento de suas plataformas de vacinas de mRNA, e lucraram bilhões de dólares com a venda das doses.
  • CureVac: Uma empresa alemã de biotecnologia que recebeu financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates e teve suas ações valorizadas significativamente na corrida pelas vacinas.
  • Serum Institute of India (SII): A maior fabricante de vacinas do mundo, que fez parceria com a Fundação Gates para produzir 100 milhões de doses da vacina contra a COVID-19 por um preço acessível para países de baixa e média renda.
  • Fiocruz: No Brasil, a Fundação Gates financiou projetos da Fiocruz relacionados à pesquisa da COVID-19.
  • Gavi, a Aliança de Vacinas: Uma organização sem fins lucrativos que recebe financiamento da Fundação Gates para comprar e distribuir vacinas em países de baixa renda. 

O principal objetivo da Fundação Gates é garantir a distribuição igualitária e o acesso global às vacinas, não o lucro pessoal de Bill Gates com essas empresas.